100 METROS EM 23 ANOS

Interessante ou coincidência, Meire, uma prima a qual pouco encontro, contudo, ela é daquelas pessoas a quem guardo em um cantinho bem especial no meu coração, me enviou esta semana uma mensagem sobre o filme 100 Metros (*ver sinopse abaixo), dizendo que assistiu ao filme, e se lembrou da história do Luciano o tempo todo. Eu não havia assistido o filme. Dois dias depois, uma de minhas fisioterapeutas, comentou comigo da mesma forma sobre o mesmo filme. O interessante foi que o filme não foi exibido em canal aberto, nem mesmo em canal fechado, e as duas pessoas não se conhecem, mas se lembraram de mim. Enfim, hoje, eu e Sissi, assistimos o filme, e realmente falou forte conosco, a história além de aguçar nossa saudade do Luciano, nos despertou assim uma grande vontade de falar a respeito.

Esse blog está repleto de histórias sobre as experiências de vida do Luciano, sobretudo com Deus, mas também sobre ele com a música e o esporte.  Acreditamos que o triathlon não foi uma escolha do Luciano, mas uma ferramenta que Deus usou para fazer com que ele entendesse e assim enfrentasse as provas que teria de enfrentar ao longo de sua vida. A intensidade e dificuldade que o triathlon impõe aos seus praticantes, exige um grande condicionamento físico, mas, mais ainda um espirito de superação.  Mesmo com todas as limitações físicas e emocionais que o Luciano tinha em virtude dos canceres enfrentados, ele participou de provas no Brasil, Alemanha, Suíça, e Canadá. Nadou 1,5 km, pedalou 40 km, e correu 10 km, quando era prova olímpica, também nadou 1.9 km, pedalou 90 km, e correu 21 km, quando era meio-ironman. Correu com seus 8 cm de diferença no cumprimento em uma das pernas (osteosarcoma no fêmur), suportou dores nas costas (tumor ósseo na coluna),  o cronometro o fez fazer xixi na roupa durante as provas, estourou os pés com bolhas, enfim mas terminou todas as provas, e chegou a receber a medalha de bronze no mundial do Canadá.

Contudo, a prova mais bonita e perfeita que participou, foi a prova da vida, quando a cada doença que ele enfrentava, comparando com uma etapa da prova, fosse de ciclismo, natação, ou corrida, e que no intervalo entre cada uma delas, que seria como se fosse a transição (termo do triathlon), ele renovava suas forças, e seguia em frente rumo ao "finish line", e que como mostrou no filme, o ator terminava a corrida acompanhada pela família, corremos ao seu lado até o fim, só que com uma diferença, Deus era quem o esperava do outro lado da linha, dando assim a bandeirada de chegada.


* Sinopse
Resultado de imagem para 100 metros
Ramón, o ator principal, vê tudo ruir à sua volta quando recebe o diagnóstico de esclerose múltipla já em estado avançado. Dedicado à família e ao trabalho, não consegue imaginar-se dependente dos cuidados de quem quer que seja. Mas o corpo não pára de lhe dar sinais de debilidade e, a acreditar na avaliação dos médicos, dentro de um ano será incapaz de andar 100 metros. Depois de uma fase de sentimento de derrota e autocomiseração, ele decide questionar todas as limitações do seu corpo e mostrar ao mundo a sua força para enfrentar as adversidades. Inscreve-se num "ironman", uma prova de triatlo composta pori 3,8 quilómetros de natação, 180 de bicicleta e 42 de corrida. Com a ajuda do sogro, Ramón dá início a um treino em que se vê todos os dias a superar limites, numa extraordinária manifestação de coragem e capacidade de sacrifício.

Comentários

  1. Oi, primo! Sou a Meire e sou daquelas pessoas que se coloca no lugar dos outros: choro ou me alegro com elas. E a história do Luciano mexeu muito comigo qdo vc me contou naquele dia. Eu já sabia, mas não dos detalhes de como ele foi corajoso e confiante no Senhor. E, esse filme me fêz chorar, é claro, e refletir sobre tudo que vcs passaram e sobre o exemplo que o Luciano deixou de determinação e confiança em Deus. Lindo este blog! Um blog de amor, de esperança e exemplo de um "menino" de Deus para quem passa por algo semelhante... Abraços a todos que acompanham esse blog!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo... O Luciano foi guerreiro demais...
    Menino de ouro que continua nos encantando com a sua história.
    Mercia Cristian
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  3. Muita saudade do Luciano nesta semana de aniversário dele!! Lembrei muito de vcs!! Saudades!!
    Marize Meireles Coutinho
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar. Os posts sempre mexem comigo de uma forma positiva. A vida é uma sucessão de lutas e a vida do Luciano tem inspirado a continuarmos no caminho do Senhor, pois ele nos dá as condições que precisamos. Um forte abraço!! 💖💖💖
    Erika Verri
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  5. Grande saudade... Maravilhosas lembranças!!!
    Denise Carneiro Zago Gouveia
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  6. Ler sobre o Luciano agora me trouxe muitas lembranças boas. Saudades dele!
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Abç
    Daniela Rodrigues da Cunha
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  7. Sdd mesmo....e que história de vida!!!
    Cristina Canedo Carneiro
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de ver o filme! Amei o texto Júnior! É muito bom sentir o Luciano juntinho por meio das suas palavras.
    Mirella Nery
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  9. ... a equipe que Deus formou, chamada família Carneiro, para o Luciano se lançar vitoriosamente na vida...
    Lorena Dias Resende
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  10. Tinha visto o filme ...lembrei do Luciano demais ....
    Carlos Henrique França Viana
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  11. Luciano continua inspirando a todos. Exemplo de superação e amor. Abraço fraternal.
    Maria Lucia de Almeida Prado e Silva
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  12. Que lindo ! apesar de não ter tido a sorte de conhecer o Luciano pessoalmente, admiro tanto a coragem com que ele enfrentou todas as adversidades , à sua fé inabalável. Ele realmente é uma pessoa iluminada e abençoada que mesmo tendo partido tão cedo, continua nos ensinando e mostrando que nunca podemos nos abater, e que temos sempre que lutar, até o fim ❤😘
    Ivana Matos
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  13. Q maravilha este post!!
    Estou iniciando no triathlon e Ler este post foi muito inspirador! Luciano sempre será um exemplo!
    Profª Ana Paula
    -mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  14. Sentimentos adormecidos quando despertados são como a erupção de um vulcão.
    Saudades desse nosso menino/homem/herói. 💕
    Liliana Porto
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  15. Sempre uma lição e estimulo ler o blog do Luciano. Como me recordo daquele menino alegre e corajoso sentado na minha cadeira, e o carinho com que me abraçava quando nos encontrávamos na rua.
    Lilian Guedes
    - mensagem envaiad via whatsapp -

    ResponderExcluir
  16. Haverá paz no vale pra mim, Senhor, eu sei!!!
    Lindo o nosso Luciano!!!
    Vcs são exemplos de vida c Jesus p mim!!!
    Um beijo!!!
    Um dia cheio da paz e da graça de Jesus!!!
    Elaine Carneiro
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir
  17. .....Eu e a Ana temos o costume de ouvir música no carro. Nessa sexta-feira passada estávamos voltando pra casa e começou a tocar aquela música "Cantarei teu amor pra sempre..."
    Toda vez que escuto essa música me emociono muito, porque lembro do Luciano tocando pra gente, rindo muito porque a gente desafinava um pouco...
    E ele falava "peraí, vamos tentar de novo, gente!"
    Não me esqueço nunca dele, do sorriso, da simpatia contagiante, do talento, da força de vontade enorme, enfim... pra nós aqui em casa, o Luciano é um exemplo da ação de Deus na vida de uma pessoa. De como uma pessoa que poderia se sentir limitada pelas circunstâncias, na verdade viveu uma vida plena, cheia de desafios e conquistas que a maioria de nós nem sonha em realizar.
    E nunca nos esquecemos de vocês, nossos amados irmãos.
    Orlando, Sissi e Priscila, que nos acolheram em sua casa toda semana e nos ensinaram a fé inabalável do cristão verdadeiro....
    Imirena Scollaro
    - mensagem enviada via whatsapp -

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!