DOAÇÃO DE SANGUE, UMA VERDADEIRA OFERTA DE AMOR

É logo na primeira batida do coração fora do ventre materno que selamos com a vida o que nos é instintivamente imposto como o início de nossa luta pela sobrevivência e busca pela independência. E na prática, serão as escolhas que faremos no decorrer da vida que determinarão nosso futuro. Entretanto, acaso ou não, no decorrer desta trajetória, surgem situações que podem fugir de nossa vontade e controle próprio, fazendo-nos reféns e dependentes de uma frágil linha, chamada “vida”, pela qual teremos de lutar a todo custo.  As enfermidades que temos de enfrentar são exemplos de situações nas quais somos muitas vezes impelidos a refletir e reconhecer que nossa sobrevivência está atada à dependência, contrariando nosso sentimento de autonomia. 

A história de vida do Luciano já estava escrita, daí a razão, creio Deus ter me ensinado a viver desde criança como sempre vivi, porque soubemos a ele ensinar viver com dignidade 15 de seus 23 anos vividos nesta situação de dependência - Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem. Salmos 17:5.  Entretanto, em seus dois últimos anos de vida junto de nós, vivemos ao seu lado uma experiência única e muito profunda, sobre a qual ainda temos refletidos, que foi viver sob uma dependência incondicional e direta de outras pessoas para mantê-lo vivo, e mais especificamente do sangue de um desconhecido.  Mas naquele momento Deus nos respondeu através de sua palavra em Levítico 17:11: “Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.” (propiciação = sacrifício). E assim passamos a entender que o ato do derramamento de sangue de uma pessoa por outra, que até então não passava para nós ser algo simbólico, ou da atitude Divina de Jesus por nós, passou a ser algo verdadeiramente palpável, além de nos mostrar a verdadeira expressão de amor ao próximo, porque na grande maioria das vezes este foi praticado deliberadamente por pessoas que nem mesmo as conhecíamos.

Outra situação com a qual tivemos a oportunidade de conviver não foi com estas tão faladas correntes ou redes de oração, do bem, do pensamento, de energia, de luz, mas sim com uma verdadeira corrente do amor e do bem ao próximo, e que não está dentro de uma rede de internet, nem livro, nem tão de campanhas sócio-religiosas, mas sim distribuída por todos os cantos do mundo, e muito perto de cada um de nós, ... a qual são os bancos de doadores de sangue e medula óssea. Vimos nestas pessoas doadoras como sendo os verdadeiros anjos de Deus, os quais colocam a prova nossa dependência ao próximo, assim como todos os conceitos de indistinção de cor, raça, e condição social, ...  através da determinante demonstração de amor pelo ato da doação de parte de seu corpo em benefício ao próximo.

Estivemos juntinhos do Luciano, 90 dias dentro de um quarto de hospital, nos Estados Unidos, e outros 90 aqui no Brasil, respirando o  mesmo ar, buscando pensar seus pensamentos, chorar as mesmas lágrimas, sorrir o mesmo motivo, louvar a Deus pelas mesmas graças, além disso só Deus conhecia o que passava dentro dele. Sua força e determinação em viver extrapolavam o entendimento de muitas pessoas, e isto fazia com que seu físico combatesse o mal da doença, e assim pudesse esperar a cura através da benevolência da doação de uma pessoa, contudo, sabíamos que a incerteza quanto ao seu futuro lhe causava angústia, levando-o às vezes ao cansaço, mas nunca desanimo.  O que mais nos doía era sentir que por mais que tentávamos a todo custo absorver um pouco de sua ansiedade, e o ajudar com seu fardo, sabíamos que aquela dor e sofrimento era uma carga que somente ele poderia carregar, e ai nossos sentimentos de pais se frustravam. Buscamos não sofrer com o que passou, porque sabemos que ele agora está na "glória", e ai nos alegramos, apesar da falta que ele nos faz. 

Luciano nos deixou muitos ensinamentos, assim, tentamos imaginar e entender o que ele pensava e sentia sobre toda aquela situação, e como a enfrentou com tanta bravura. Recentemente, mexendo nos seus guardados descobrimos em seus arquivos um vídeo o qual ele intitulou como “um dos clipes mais lindo que já vi”,  acredito que este vídeo não passar de uma ficção, mas serve para refletirmos e buscar entender o que se passa dentro de uma pessoa que vive um momento destes, de total dependência e luta pela sobrevivência.


Em todo este tempo não conseguimos mensurar quantos litros de sangue e plaquetas que Luciano recebera, contudo somos capazes de agradecer a Deus pelo vigor, esperança, e bem-estar  trazido em cada gota de sangue oferecida como uma verdadeira oferta de amor por um irmão que muitas vezes nem mesmo conhecíamos.  

Por final, gostaria de fazer um chamamento, e conclamar você, como um soldado, para uma grande luta que ao contrário de ceifar, iremos salvar vidas. Porque um herói não precisa lançar mão de arma, caneta, nem mesmo de palavras, para mudar o destino de uma pessoa, basta uma simples atitude. E neste momento, exercer a maior expressão de amor, não é dar a vida por alguém, basta doar um pedacinho de si.  Entendam que você é uma verdadeira fonte capaz de jorrar vida e esperança a outras.  Doe sangue, salve uma vida, porque sangue é vida.

Que Deus continue abençoando a todos e tenham um feliz natal!

Para se tornar um doador de medula óssea, clique no link a seguir e verifique o endereço mais próximo http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_medula/index.php  No caso de doação de sangue, procure um banco de sangue mais próximo, entretanto em Goiânia, tenho o maior prazer em indicar o Honcord como sendo minha referência particular,  http://www.honcord.com.br/

Comentários

  1. Amanhã irei realizar um grande sonho meu, não só meu mas tbm de mts pessoas, e pq várias pessoas sonharam junto cmg é q eu estou conseguindo realizá-lo. Quero agradecer em especial a uma pessoa que faz mt falta hj, mas q pela sua determinação e por ter sonhado tão alto conseguiu que atraves d nós seus planos se concretizassem. Mt obrigada Luciano Carneiro! Não há como descrever a enorme admirição q tenho por vc e por toda a sua família! Espero q consigamos atigir suas espectativas, pq sei q vc sonhou com uma medicina mais humana. Sei q ainda é só o começo, mas pode ter certeza q vou dar o meu máximo p cuidar das pessoas como se fossem únicas e exclusivas pois a vida é uma dádiva d Deus e já senti na pele o qnt isso é importante! SP aí vou eu!!!
    Marina Tayla Mesquita Aguiar
    - comentário enviado via facebook -

    ResponderExcluir
  2. Saudades das publicações no blog!
    Gizele Barros
    - comentário enviado via facebook -

    ResponderExcluir
  3. LINDA MENSAGEM...CHEIA DE VERDADES...CHEIA DE AMOR...DOAR É UM ATO DE AMOR...GRANDE BEIJO GRACE

    ResponderExcluir
  4. Hoje fazem dois meses que meu irmão se foi. Entendo exatamente
    o que passaram!!! Meu irmão era bombeiro, seu lema era salvar vidas. Mesmo quando ele estava bem e não precisava com urgência de sangue e medula, ele nos incentivava a continuar com a campanha porque poderia ajudar outra pessoa. E assim aconteceu! Ele se foi, mas há poucos dias ficamos sabendo que um amigo foi chamado para doar medula óssea. Ficamos muito felizes, e de alguma forma sentimos um conforto muito grande! Continuemos salvando vida! Doem sangue, doem medula óssea!
    AMANDA MARTINO

    ResponderExcluir
  5. Muita saudade do Luciano. Muito aprendizado em cada postagem.
    Cito o trecho que mais me marcou, e ensinou... precisamos depender uns dos outros, e principalmente de Deus. Grande abraço Sr.Orlando,e família. Feliz Natal.

    Flávia Cristina

    As enfermidades que temos de enfrentar são exemplos de situações nas quais somos muitas vezes impelidos a refletir e reconhecer que nossa sobrevivência está atada à dependência, contrariando nosso sentimento de autonomia.

    ResponderExcluir
  6. A VERDADE NEI SEI O QUE DIZER POIS TODA ESSA HISTORIA MIM FES REFLETIR TODA MINHA VIDA NOSSA E DOI TANTO QUE CHEGA SUFOCA ESPERO QUE DEUS POSSA CADA VEZ MAIS CONFORTA A FAMILIA DELE NOSSA ELE CHEIO DE VIDA ACHEI QUE AO TERMINA DE LER ELE TERIA VENCIDO TIPO TER CIDO CURADO MAIS O SENHOR SABE DE TODAS AS COISAS.E QUEM, SAMOS NOS PARA INTENDER O PROPOSITO DE DEUS NAS NOSSAS VIDA DEUS ABENÇOE.. SINTOO MUITOOO.
    ANDREIA DE MATOS

    ResponderExcluir
  7. Sissi,Sr.Orlando e Priscila, que deus possa a cada dia iluminar os teus passos . e que estas postagens do blog do luciano venha transmitir uma energia maior e força aos que leem o blog. lendo estas postagens percebo o quanto o luciano lutou pela vida e olhando as suas fotos de quando esteve no hospital se recuperando, enxergamos um olhar sempre na vontade de vencer e nunca de desanimo.O luciano foi um jovem incrivel lutou ate o fim e concerteza deus lhe deu a vitoria.parabens luciano pelos frutos bons que deixou aqui na terra. que neste natal seja de muito amor e saúde e paz para toda a familia e que Orlando e Sissi possa curtir as melhores lembranças que esteve com Luciano nesta data do natal. olhando a foto do papai noel junto a luciano e Sissi parece que esta foto foi tirada recentemente.mas boas lembranças ficaram de Luciano!um feliz Natal a toda familia de Luciano carneiro.Deus o Abençoe, Sissi e Orlando e Priscila.

    ResponderExcluir
  8. Meus amigos,
    neste último ano, tenho recebido as edições do blog do Luciano, que voces tão gentilmente me postam.
    Tentei varias vezes responder, porem eu não conseguia, porque invariavelmente ficava muito emocionado e chorava.
    Tenho as fotos de voces com ele, vendo e ouvindo o Amilton Godoi tocar piano para ele. Então, voces estão sempre juntos de mim.
    Vez por outra converso com o Nelson, a respeito do Luciano.
    A impressão que nos dá, é que jamais seremos o que éramos antes de ter sido tocados por ele. Ele tinha a capacidade de deixar-nos com a sensação de sermos gemeos dele. Não era exclusividade minha, ele parece que fazia isso com todo mundo.
    Lembro sempre das nossas longas conversas sobre músicas e outras coisas, do interesse agudo por tudo, do sorriso fácil, e da sua extrema gentileza. Nem mesmo durante os momentos de sofrimento físicos , que por vezes, eram atrozes, fazia-nos sentir menos importantes para ele. O interesse dele sempre era genuíno.
    Menino ainda, já dizia que queria ser médico, queria ajudar pessoas.
    Alma boa, simples, sabia amar como as crianças amam: ingenua, pura e genuinamente. Todos pareciam ter algo muito importante que o interessava.
    A sensibilidade dele era além da música, das pessoas. Era pela natureza como um todo. E isso o fazia muito especial.
    John Done, escreveu, em um dos seus textos maravilhosos e muito avançados para a época dele, que " nenhum homem é uma ilha , um ser em si mesmo; todo homem e uma partícula do continente, uma parte da Terra. Se um pequeno torrão carregado pelo mar, deixa menor a Europa, como se todo um promontório fosse, ou a Herdade de um amigo seu, ou até mesmo a sua própria, também a morte de um único homem me diminui, porque eu pertenço á humanidade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti."
    Se pensarmos que isso e válido para um pequeno torrão (ou para um desconhecido), a perda do Luciano, para todos nós, torna isso muito mais evidente. Ouço todos os dias os sinos tocando por pena de nós, que o perdemos.
    Eu gostaria de expressar, todo o meu apreço á família Alves Carneiro, e afirmar que todos voces estão juntos quando penso no Luciano.
    Um grande e imenso beijo a voces todos, que tiveram a gentileza de dividir um pouquinho o Luciano comigo.
    Que Deus os mantenha assim!
    Um maravilhoso 2012.
    Rolf francisco Bub
    - mensagem enviada por email -

    ResponderExcluir
  9. Que nosso irmão maior possa a cada dia trazer aos corações que sentem saudades do Lu um conforto maior e a certeza de que sua alegria esta sendo extremamente útil em outra esfera.
    Nossas vibrações positivas à vocês da família que mantêm vivas as lembranças de uma pessoa tão especial e as compartilha conosco. Obrigado!
    Que nesta virada de ano possamos refletir melhor sobre nossa contribuição para com o próximo e sobre nosso papel no mundo.
    O exemplo do Luciano nos encoraja ...
    Natasha S Barros

    ResponderExcluir
  10. Feliz fico em poder mostrar para algumas pessoas o quando o Luciano nos ensina até hoje...

    Não somente quando vejo pessoas precisando de Deus como também outras que não sabem o valor da vida, de como proceder em entender o que Deus nos ensina e nos projeta para a vida...

    Mas também como não somos de ferro vejo sempre os posts novos, como também vejo os vídeos novos... supreendentemente nos faz ver com outros olhos o mundo...
    Max Rúsvel
    - comentário enviado via email -

    ResponderExcluir
  11. Olá Família do Luciano!
    Há algum tempo passo por esse blog e quero parabenizá-los pela qualidade do mesmo. Os depoimentos,as passagens da vida linda do Luciano,informações úteis aos pacientes e familiares. Toda vez que passo por aqui me emociono muito. Sou voluntaria em uma ong que apóia crianças e adolescentes com câncer em suas diversas necessidades. Além de alegrar os pacientes e familiares, faço visitas às residências, casas de apoio e aos hospitais e acompanho tratamentos principalmente de adolescentes. Nesse blog revivi muitos acontecimentos, da notícia terrivel do diagnóstico, da volta da doença, do óbito. Graças a Deus o que mais fiz nesses 10 anos foram grandes festas quando da notícia de cura. Admiro a fé e o agradecimento a Deus em muitos posts que vocês fazem. Isso me leva a entender como o Luciano era uma pessoa maravilhosa, reflexo da linda família dele. Que Deus dê a vocês muita paz, serenidade e alegria. Obrigada por me proporcionar bons sentimentos e tanta utilidade para os ainda pacientes. Também elevo meu pensamento a Deus orando pelo Luciano, pois sei que lá de cima, ele intercede pelos que ainda lutam.
    Maria Lúcia
    riosena@uol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!