ESPÍRITO DE RESILIÊNCIA, UM LEGADO DEIXADO POR LUCIANO

Passando em frente ao quarto do Luciano, o qual como sempre com a porta aberta, meu olhar foi atraído para seu interior, e lá dentro estava tudo que era seu, fotografias, instrumentos musicais, troféus e medalhas, bicicleta, roupas, podia até ouvir a sua voz, mas ele não estava lá. A saudade apertou, e abri seu baú de lembranças que guardo dentro de mim, o vasculhei muito, mas queria mais, queria poder vê-lo, tocá-lo, falar com ele, mas ele tinha ido, e deixou suas coisas, lembranças, ...e me perguntei...

Qual o sentido de nossa vida
finita ou infinita
nada de certo definida
contudo o que devemos é no mínimo,
é deixar outra vida mais bonita

deixar músicas, deixar poemas,
deixar fotografias, deixar livros,
deixar patrimônio, deixar obras,
deixas flores ou jardins,

a questão é que a vida e tudo mais é finita,
mas a lembrança é infinita
na vida de quem ficou mais bonita.
Orlando Alves Carneiro Júnior

Nossas vidas passarão, mas as lembranças bonitas ficarão, ... portanto este deve ser o legado de nossa vida.

Poderia discorrer um monte sobre o legado deixado pelo Luciano,  mas neste momento destaco uma que não é material, mas uma de suas características mais emblemática, e que costumo dizer ser a marca de nossa família, a qual foi sua capacidade de sempre responder de forma positiva às situações adversas que enfrentou, mesmo quando estas interferiam diretamente em sua saúde e vida.

Este comportamento, chamado de resiliência, é definido como sendo a capacidade humana de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, sofrimento, estresse etc.,  isto, sem deixar afetar suas emoções, mantendo ao mesmo tempo o otimismo, bom humor, capacidade de tomada de decisão, e sobretudo a fé de que Deus se fazia presente em sua vida.

Muitas vezes, quando eu, Sissi, e Priscila falamos sobre Luciano, lembramos com orgulho do seu jeito de ser, e agimos também de forma resilientes, encontrando razão até para achar graça de situação vividas.  Como prova disso, nesta mexida no baú de memórias do Luciano, além de destacar seu intento na criação deste blog, com o qual ele queria mostrar para as pessoas que poderia transformar as dificuldades que enfrentava com a doença em um “funny day”,  esbarrei em uma gravação feita com o celular da Sissi, e que ilustra bem este seu comportamento.

Como prova de seu espírito resiliente, com a força de vontade e capacidade de superação que Luciano tinha sobre situações de sofrimento, estresse, e angústia, este vídeo foi gravado durante um procedimento de transfusão de plaquetas, daí o nome dado ao vídeo de Plaqueta Sonora. - Quando o enfermeiro Miro do banco de sangue do Hospital Albert Einstein foi ligar nele a bolsa de plaquetas, e Luciano sabendo que o enfermeiro tocava violão, o convidou para um blues improvisado. Miro topou o desafio, talvez, a princípio para agrada-lo, contudo ele se emocionou muito com vitalidade e força de vontade expressada naquela condição e momento pelo Luciano.

Para poder fazer com que você ao assistir este vídeo entenda um pouco sobre as condições do Luciano naquele momento, e busque imaginar como deveria estar seu estado físico, emocional e espiritual diante de tal situação, mas que ao contrário, ele estava dando era um show de vida, segue algumas  informações gerais sobre seu estado:
+ leucemia mieloide aguda;
+ medula recém transplantada;
+ medula nova que ainda não funcionava, portanto, sem produção de leucócitos, série vermelha, e plaquetas, isto significa, sem defesa imunológica contra organismos externos e do próprio corpo, baixíssima capacidade de coagulação sanguínea, e fraqueza física;
+ sob efeito de medicação para se evitar possíveis manifestações de reações ou de rejeição contra o sangue a ser transfundido;
+ confinado a 60 dias em um quarto (bolha), com ar filtrado, condicionado, e pressurizado, e sem a presença de visitas;
+ mal estar por conta da doença, e procedimentos do tratamento (quimioterapia);
+ ansiedade, medo, incertezas, tédio, e etc...
+ etc, etc, e etc....
+ resultado de sua natureza resiliente;
= PLAQUETA SONORA

O vídeo acima além de retratar o espírito artístico que o Luciano carregava dentro de si, prova sua natureza resiliente, características estas que fizeram sua vida mais bonita, deixando as nossas também mais bonitas... sendo este foi seu legado.