PAI “NO” CAMINHO ATÉ O ÚLTIMO MINUTO.

O plano de um homem ter um filho, a princípio pode ser friamente interpretado como um ato egoísta, porque muitas das vezes visa atender uma vontade própria, ou seja, o seu desejo de ser pai. Assim, o nascimento do filho vem envolvido por uma grande emoção e sentimento de realização própria, contudo coloca o sonho frente a frente com a realidade da vida.  Realidade esta que nem sempre é entendida, e que transcende o óbvio material (corpo), para o intangível abstrato (alma, espírito, e sentimentos).


Desde que o Luciano nasceu, fruto daquele plano ordinário de todo pai, resolvemos para ele algo maior, algo que fosse além do normal, que seria o preparar para viver neste mundo, mas com vistas em valores mais duradouros, no sentido até de eternidade, e assim tomamos posse da palavra (Provérbios 22:6) Daquele que, verdadeiramente nos o concedeu, e que diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".  Este versículo nos mostra que Deus espera que ensinemos nossos filhos por eles não conhecerem instintivamente a diferença entre certo e errado, se fazendo necessário portanto, ensiná-los andar pelo caminho certo. E quando diz que o devemos ensinar “no” caminho, não é ensinar “o” caminho,  porque desta forma estaríamos simplesmente  mostrando o rumo do caminho, ao passo que se seguirmos com ele “no” caminho, estaremos ao seu lado acertando e errando juntos, mas sobretudo o ensinando através de nossas experiências e exemplos. Nosso mundo confuso oferece muitas incertezas, e o único caminho certo é aquele em que devemos guiar nossos filhos, encontrado em João 14:6 que disse-lhe Jesus:  Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. E no texto Ele conclui dizendo:  e ainda quando for velho, não se desviará dele,  isto porque é provado que o que você ensinar ao seu filho nos primeiros 20 anos de vida provavelmente determinará a direção que ele seguirá durante o resto de sua vida. Mais importante ainda, seu ensinamento provavelmente o guiará a fazer a escolha de onde ele estará na eternidade.

Voltando ao início, concluo que: - na visão egoísta de um pai que só espera algo do filho em relação a si próprio, talvez pelo simples prazer de ser pai, não se deve esperar muito, entretanto, o que se espera de um filho segundo a vontade e plano de Deus, com certeza será o melhor e mais agradável.


Em 8 de agosto de 2010, após quase 60 dias (24 horas por dia) dentro do quarto do hospital, ao lado do Luciano, digo ao lado mesmo, em que vivíamos e respirávamos ele, e ele, nós, como comemoração ao dia dos pais, recebi dele, um livreto como presente, escrito por Lídia Maria Riba com o título “Obrigado Pai”. Este livro é escrito em forma de frases curtas no qual é retratado os sentimentos de um filho em relação à sua visão de gratidão ao pai desde os primeiro tempos, quando o mundo era visto do alto de seus ombros, de seus momentos de aprendizagem, do pai herói, pai amigo, pai homem, enfim, a escritora foi muito feliz e justa com suas afirmações, entretanto, e acima de tudo, nada se pôde comparar ao que ele tirou do fundo de seu coração ao escrever sua mensagem do Dia dos Pais...

“Pai,
Parabéns pelo seu dia, o dia dos pais, um papel que você exerce de maneira fora do comum e sensacional.
Obrigado por tudo.
Te amo,
Luciano.”

Isto foi a última coisa que o Luciano escreveu para mim, palavras expressão de reconhecimento e amor...para logo em seguida partir. Ele partiu, mas deixou comigo, o sentimento que cumpri com o meu papel de pai, pois andei durante sua vida inteira “no” caminho, juntinho “com” ele, até o último minuto, e agora, com a certeza de que ele vive este dia dos pais, juntinho do eterno Pai...

Termino de escrever encharcado com lágrimas que expressam meu enorme sentimento de saudade dele, sentimento que desejo nunca acabar, pois este é o sentimento de amor que fica, e as lágrimas regam o que por ele foi plantado,   e choro, mas ao mesmo tempo grito bem alto...... Vivaaa!

Comentários

  1. Queridos Orlando, Sissi e Pri
    A saudade é enorme e em um dia especial como este a vontade de ver, tocar, abraçar fica sufocada no peito. Mas também deve ser reconhecido que tudo o que vocês fizeram foi caminhar com o nosso querido Luciano no caminho rumo ao Pai Eterno, vocês cumpriram a missão dada pelo Pai e tenham a certeza de que um dia estaremos todos juntos novamente ao lado do Luciano com Jesus!
    Com carinho,
    Marize e Ibsen

    ResponderExcluir
  2. Junior
    Parabéns pelo seu dia de hoje “O dia do pai”.
    Parabéns pelo pai amoroso e cuidador que você sempre foi e é.

    O desejo de ter filhos é um instinto natural.
    Não acredito que esse desejo seja um ato de egoísmo, e sim o do amor de um casal transbordando e se materializando pelo milagre da concepção de uma vida. São frutos.
    Ter filhos para algumas pessoas (como você) foi o desejo de uma consolidação de um casamento motivado no amor e representou um anseio maior e altruísta da fusão do casal conjugado com os conceitos de um casamento bem estruturado e não tão somente por uma necessidade egóica.
    Ter um filho desenvolve potenciais; é uma oportunidade para viver relações de parentesco e ressignificar as posições nos papéis familiares, revivendo, reeditando e transformando as experiências do passado, reelaborando experiências antigas e renovando-a, repassando os conceitos de vida, fé e história familiar.
    Certamente que alguns “rituais” familiares eram atos bem mais significativos do que o prazer físico . O que contava era o compartilhamento de idéias e sentimentos mesmo que não dissessem uma só palavra. Esse ritual poderia estar representando a união e harmonia dos laços consanguíneos. Naqueles momentos muita experiência era repassada de um para o outro.
    Desejando um ótimo domingo, deixo aqui meu beijo para você, Sissi e Priscila e um afago na sua cachorrinha de estimação.

    AQUI uma música saudosamente lembrando Luciano e homenageando você.

    .

    ResponderExcluir
  3. SR. ORLANDO,

    PARABENS PELO DIA DOS PAIS. PARABENS PELO PRIVILÉGIO DE SER “PAI” NO SENTIDO MAIS AMPLO E SUBLIME QUE O HOMEM PODE VIVER.

    UM GRANDE ABRAÇO
    PROF@.CARLA
    - comentário enviado via email -

    ResponderExcluir
  4. Feliz dia dos pais !
    Para um pai tão especial como vc! Bjos na família amo vcs!
    Grace Maldonado
    - comentário enviado via sms -

    ResponderExcluir
  5. Ontem no trabalho voluntário com as crianças em Senador Canedo lembrei de vc. Ensaiamos as crianças p apresentação do dia dos pais. A musica era: amigo velho, do Balão Mágico. Me peguei imaginando o Luciano cantando esta musica p vc.

    Feliz, na medida do possível, dia dos pais.

    "Um passarinho me acordou cedinho cantando lindo que nem rouxinol
    e o céu sorrindo azul
    azul limpinho
    abriu caminho pra passar o sol

    Um dia lindo com todas as cores
    o arco-íris garantiu que sai
    e o bem-te-vi disse que viu as flores
    vindo enfeitar o dia do papai

    Amigo velho
    Eu queria falar
    Meu velho amigo
    Foi tão bom te encontrar

    Amigo velho
    Eu te amo demais
    Meu velho amigo
    Todo dia é dos pais..."

    Lorena Dias Resende
    - comentário enviado por sms -

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia dos pais. Vc realmente mereceu o carinho e o reconhecimento do Luciano. Que ele esteja com Deus.
    Forte abraço da Lucia e do Nildo.
    - comentário enviado via iPhone -

    ResponderExcluir
  7. Feliz dia dos pais com a família. Receba meu carinhoso abs.
    Jr jbs friboi.
    - comentário enviado através do meu BlackBerry® da Nextel -

    ResponderExcluir
  8. Tio Jr.,Paizão com P maiúsculoo,tenho certeza que o Lu sempre sentiu-se o filho mais amado do mundo ao lado da Pri!Sinta-se abraçado por esse dia dos pais recheado de sds mas repleto do amor do Pai Celestial que nos espera na Glória onde tds nós juntos com o Lú viveremos eternamente!"Ouvi-me... vocês a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno;até à velhice eu serei o mesmo – eu carregarei vocês, já o tenho feito, levarei vocês, carregarei vocês e os salvarei.Is 46:3-4"
    Beijos na Tia Sissi e na Pri!Sds!
    Sarinha

    ResponderExcluir
  9. JUNIOR,Nâo sei se ao longo destes quarenta e poucos anos que convivemos soube expressar a admiração que sinto por você,você as vezes é pai,irmão mais experiente,corrige,aconcelha,me sinto as vezes como um irmão biológico,sei que existem muitos assim como eu que lhe tem como``PAI``.Voce é exemplo a ser seguido,como:Homem de Deus,Maridão,Paizão,Empresário,Empregador(como todos os seus cooperadores gostam de voce),Irmãozão,Filhão,Tiozão,genrão,cunhadão,AMIGÃO...isso sim é ser PAI,muito mais do que mantenedor e provedor e não ouso aqui citar
    todos os adjetivos que vejo em voce,o mundo seria melhor se muito mais pessoas penssassem e procedecem como voce.Exemplo de carater e humildade.
    Desiron junior

    ResponderExcluir
  10. Junior, o Luciano se expressou muito bem ao dizer que você exerceu seu papel de maneira fora do comum.

    Nós fomos testemunhas do que você, a Sissi e a Priscila fizeram por ele, estiveram o tempo todo dando força, sustentação, ânimo, esperança, fé... e acima de tudo AMOR... pois estavam fundamentados na presença constante do Deus Todo Poderoso, que não o abandonou em momento algum.

    Que a paz de Deus que excede todo o entendimento esteja com vocês.

    Denise, Plauto, Izabela e Júlia.

    ResponderExcluir
  11. ...a postagem nova, simplismente linda!
    Gizele Barros.
    - comentário enviado via facebook -

    ResponderExcluir
  12. Sr. Orlando, Sissi e Priscila

    Um ano se foi e eu simplesmente uma pessoa que nao é tao proxima a familia, que nao teve a oportunidade de desfrutar tanto do convivio de voces, mas o pouco que isso aconteceu foi intenso, tao intenso que, nao paro de pensar em vcs, nesta familia tao especial que Deus nos deu a oportunidade de conhecer quando moravamos em Goiania. Fomos acolhidos de forma amavel, tendo a oportunidade de desfrutar momentos alegres, absorvendo ensinamentos de respeito, amor, uniao, harmonia, e de uma educacao implacavel, caracteristico desta familia. E mais, destacando, a linda FE!
    Eu e minha familia sentimos um carinho muito especial por cada um, Sr. Orlando, Sissi, Priscila e Luciano.
    Venho me alimentando espiritualmente do blog sempre, sempre. Porem, desde que o Luciano se foi, nao conseguia fazer nenhum comentario no blog, pois cada vez, parecia que ainda nao estava preparada. Tudo impedia que entrasse em contato; ate mesmo nas vezes que liguei e nao conseguia encontrar a Sissi. Realmente ... tudo ao seu tempo. Deus era missericordioso, colocava a Sonia para me dar as noticias necessarias e transmitir o meu abraco.
    Tudo foi muito intenso para mim. Camilla, Luciano, os dois praticamente ao mesmo tempo lutando pela vida, sofremos, torcemos, vibramos juntos. E quando fiquei sabendo que Deus havia levado o seu anjo especial de volta. Ah! Foi uma dor que ate entao nunca havia sentido. Incrivel!!!! Cai de joelhos ao chao e orei, orei... pensei na dor de cada um de voces. Pensei! Pois sentir, nunca ninguem poderia sentir esta dor, apenas imaginar. Mas na verdade amigos, o que venho é agora, parabeniza-los, agradece-los pela caridade que estao fazendo em continuar evangelizando, compartilhar os ensinamentos, sendo instrumentos de fé e força. Louvando ao Senhor sempre...sempre...
    Como foi comentado por voces, é assim mesmo que ocorre conosco tambem, sao sentimentos misturados, de tristeza, de garra, perserveranca, otimismo sempre, e ter a certeza da vitoria!
    O que é belo, é sabermos, sentirmos o mover de Deus na vida de voces. E com isso, com esta escolha do Senhor, voces terao que continuar a semaear a vida de muita gente. Voces nao podem parar, evangelizar sempre atraves da vida do Luciano, é isso que precisamos, da fortaleza da FÉ de vcs, dos escolhidos por Deus. Esse trabalho que estao fazendo, Sr. Orlando, Sisse e Priscila, tem que ir muito mais alem, fazer chegar a muito mais quem precisa. Ja pensaram em transformar o `Diario de uma Vitoria. A Chegada! ` em um livro.... Desculpe-me em ir alem dos meus limites de intromicao, mas com certeza ja deve ter passado pela cabeca de vcs. So estou dando o apoio de uma seguidora que necessita de ser alimentada pelo relato do testemunho que voces viveram e vivem. Nao so eu, com certeza muitos que admiram e honram suas vidas.
    Luciano foi um anjo muito especial que Deus emprestou a familia Carneiro, mas agora o Pai quis de volta, o Luciano precisa continuar sua caminhada junto ao Nosso Senhor!
    Muito agradeço por tudo que estao fazendo, o blog é um verdadeiro
    alimento espiritual.
    Um forte abraço dos amigos Rejane e familia.

    ResponderExcluir
  13. Querido Júnior
    : muito obrigada pela acolhida de Domingo à tarde! Nem conseguirei exoressar meus sentimentos corretamente, pelas emoçôes contidas no que vou lhe falar: minha visita à sua casa na companhia adoravel da Scila, Scilene, Neto, me deixou em um estado de beatitude que devo a vocês! Agradecí a Deus por ter disfrutado de momentos inesquecíveis dentro desse lar amigo repleto de amor e união. Percebi ,sutil, a presença do amado Luciano, como uma vibração de sentimentos humanos dos mais variados...como se ele fosse um observador! Em alguma outra dimensão divina ,desconhecida para nós e que talvez a física quântica, incipiente, tenta vislumbrar, Luciano estava em paz! Na paz dos ambientes aconchegantes, amorosamente construidos pelos pais, no encanto da irmã Priscila, na paz da conversas de saudades construtivas, nos acordes de seus violões parados.... Todas elas, as lembranças, alicerçadas no carater desse admiravel jovem que deu seus passos nesta sempre perigosa vida, como um valente para os bons e maus momentos. Luciano manteve sempre a fé e a gratidão aos seus adorados pais e o amor a todos os que o conheceram. Sei que vocês, Sissi e Junior, agradecem a Deus a honra de terem gerado e cuidado esse admiravel filho humano- guerreiro! Abraços da Helena.

    ResponderExcluir
  14. Olá Orlando! Sou lá da Maranatha.

    Foi emocionante ler o seu post sobre o Luciano. Também sou pai e imagino o que você sente. Arrisco-me a afirmar que o Luciano conheceu o amor de Deus como seu pai, porque ele foi um filho amado por você.

    Por favor, continuem postando. É sempre muito bom e encorajador ler o Diário de uma Vitória. Tenho recomendado para muitas pessoas. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Ba tarde, seu orlando.

    acompanhoa luta pelo qual o luciano passou a poucos meses.. sempre qe possivel estou por qui lendo o blog.
    trab na saude e sei o pesso qe esta doença tem, mas o proncipal conheço o pouco qe as pessoas sabem sobre esta doença qe vem matando milhoes de pessoas quando podiamos esta salvando-as. acho qe o senhor deveria postar mais sobre a lua do luciano, as suas vitorias e pricipalmente fotos mostando pelo qe o luciano passou. porqe infelismente a maioria dos seres humanos so se comovem com aquilo qe eles ver. so assim conseguiremos chegar ao coraçao das pessoas...

    abraços e fiqem co Deus...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!