PREDESTINADO POR DEUS A SER UM CAMPEÃO

Escrevo este texto sufocado pela saudade que sinto do Luciano, o fato de NUNCA MAIS PODER VER, OU NEM MESMO CONVERSAR COM O LUCIANO, me deixa muito mal.  Falar sobre Luciano, refletir sobre sua vida, ver suas fotografias, ouvir suas gravações, .. oh, meu Deus!!!  é isto que me faz bem nestes momentos. Uma coisa me consola é saber que a Saudade é a parte do amor que fica para sempre. Enfim, procuro buscar também, mais e mais fortalecer minhas convicções sobre o sentido desta vida. Vida esta, que nos pega às vezes na contramão, ou que se encontra com o inesperado quando se vira repentinamente uma curva, nos trazendo assim uma certa falta de entendimento.

Nestes momentos em que penso sobre o curso da vida do Luciano, lembrando de tudo que ele viveu, me vem na mente alguns questionamentos e conceitos existenciais, tais como, de onde viemos, onde estamos, e para onde iremos. Aos olhos de muitas pessoas, a vida do Luciano se confunde com dor, sofrimento, alegria, e vitórias.  E neste caso, não posso desconsiderar o tema predestinação ou livre arbítrio, como sendo um dos mais importantes conceitos de nosso viver, mas também não posso me prender ou julgar sobre as convicções dos calvinistas e arminianistas acerca destes temas, porque enquanto se perde tempo com esta discussão, um a favor e outro contra, nossa vida passa, nos fugindo assim o foco principal, que é a vida eterna.

O ser humano é o mais belo projeto de Deus, criado para levar uma vida responsável, ser feliz, enfim, estabelecer uma bela história para os que o cerca, para no final, predestinado por Deus desde sua criação a obter a grande recompensa que é a passagem para a vida eterna (Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça... João 15:16), entretanto, a ele foi também concedido no curso de sua vida o direito às suas escolhas, ou seja, o livre arbítrio , e são estas atitudes que definirá seu fim (Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12). Por outro lado,  existe uma força maligna que por sua vez, não deseja ver a vitória do Criador através de nós,  portanto, nos “tenta” a todo custo roubar este direito à vida eterna adquirido pela graça de Deus, lançando mão de confusões, discórdias, ganâncias, murmurações, maledicências, escravidão às coisas materiais, tristeza, e outros (Satanás é o principal inimigo do homem e veio para matar, roubar e destruir. João 10:10). Traçando um paralelo entre nós, enquanto pais, e Deus o Pai, nossos projetos em relação aos nossos filhos não são diferentes, porque quando concebemos um, planejamos e trabalhamos para que este tenha um futuro promissor e de sucesso, mas serão suas escolhas e ações que definiram o seu próprio fim. Uma coisa temos que ter em mente, nossos filhos são acima de tudo, filhos de Deus Pai (..... nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!  João 8:41), e os espíritos do mal estarão a cada minuto “tentando” os desviar do caminho traçado por Deus (Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Efésios 6:12).

Voltando ao Luciano, ele nasceu e viveu como qualquer outra pessoa, brincou e se divertiu, sonhou e realizou muito de seus planos,  contribuiu para o bem de outros, mas sua grande diferença foi, como conhecedor de sua posição de filho do Pai, e temente (respeitador) a Ele, foi tentado pelo mal, às vezes errou, mas reconheceu suas falhas se arrependendo, soube honrar a Deus pelo que sempre recebera, com dignidade lutou as batalhas que lhe foram impostas, e viveu um testemunho vivo para outras pessoas, e Deus com seu poder e misericórdia reconhecendo ele como seu filho fiel, de acordo como seus planos o levou de maneira triunfal para junto de Si.  
A vida do Luciano ilustra claramente os planos de Deus para com todos seus filhos, ele foi predestinado à vitória, teve em suas mãos o poder das escolhas através do seu livre arbítrio, passou por provações e foi tentado (Eu digo isso para que, por estarem unidos a Mim, vocês tenham paz, porque nesta vida vocês vão sofrer; mas tenham coragem, Eu venci o mundo. João 16:33),  caiu em tentação, errou sim, normal do ser humano,  mas reconheceu suas falhas, buscou o perdão, enfim,  soube viver de acordo com a vontade de Deus, e sobressaiu a tudo que lhe foi imposto para Sua honra e glória. Contudo, eu creio que aos olhos de Deus, Luciano deve ter sido um de seus grandes projetos, fato este de ter sido tão tentado e provado, passar por tudo que passou, vivendo da maneira que viveu até sue último minuto, lutando, com uma postura otimista, e no final, confiante na vitória de Deus, obteve a grande recompensa da vida e cura eterna (Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. Mateus 22:14, e Felizes são as pessoas que sofrem perseguições e são justos a Deus, pois o Reino do Céu é delas. Mateus 5:10).
1 segundo, 90 dias, 15 anos, ou 80 anos, para Deus é tudo igual, o tempo de Deus não é baseado em minutos, segundos, dias ou anos. O tempo de Deus se baseia na aprendizagem e na confiança em esperar n’Ele plenamente a consumação do plano traçado para  cada um de nós, ao mesmo tempo vigiando a nós mesmos para não desviar do rumo certo.

Em outras palavras, não adianta uma pessoa viver uma vida toda sem estabelecer uma bela história para os que o cerca, sem conhecer e utilizar os dons que lhe foram dados, sem ter a dignidade de diante das duras situações que nos são impostas saber lutar um bom combate, e o melhor, render até o seu último minuto toda honram e glória a Deus.

Apesar de me sentir bem, falar sobre o Luciano, a tristeza desafia meus sentimentos ao escrever este texto, às vezes até com muita dificuldade em enxergar a tela do computador, porque meus olhos tentam traduzir o sentimento do meu coração através das lagrimas, mas busco forças em Deus porque não me sinto no direito de não testemunhar as maravilhosas experiências que tivemos com Deus  -Eu, Sissi, Priscila e o eterno LUCIANO.

Deixo com todos, este vídeo com imagens que procuram ilustrar um pouco mais sobre a vida do Luciano (sinta a vontade para deixar seus comentários).

Comentários

  1. Nâo há como não emocionar ao ler seus textos tão cheios de amor e fé. Não há como não sentir as lágrimas brotando nos olhos ao ver um vídeo da vida do Lu. Não há palavras, não há comentários, nada nem ninguém consegue demonstrar a dor da saudada, da falta da pessoa amada. Por isso digo "SAUDADE É O AMOR QUE FICA".
    Liliana

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto Orlando! sem palavras pra expressar o quanto é inacreditável ainda..o quanto sobra de saudade.. mas bem sabemos o quanto ele esta bem com Nosso Pai.. e da saudade se faz a certeza de nos encontrarmos nos braços dEle! Um beijo e um super abraço em vc, na Sissi e na Priscila!

    Débora Moreschi

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito, Luciano realmente faz falta....

    Adriana Rabelo

    ResponderExcluir
  4. Júnior, que vídeo lindo...emocionante...e suas palavras tocam fundo no coração. Realmente vemos como a vida do Luciano foi intensa, e como Deus proporcionou oportunidades que fez sua vida tão especial.Sua história, seu testemunho tem servido para muitas vidas. Outro dia uma aluna adolescente, me ligou do meio de uma reunião de jovens de sua igreja para pedir que eu tirasse algumas dúvidas a respeito da vida do Luciano pois era o tema da reunião deles.É muito bonito e confortante vermos como ele tem sido exemplo para muitas vidas.
    Não paro de pensar na dor de vcs pela sua ausência, mas Deus foi caprichoso e preencheu o coração de vcs com seu amor para que neste momento vcs possam dar continuidade no plano que foi a vida do Luciano.
    Minha mãe uma vez me deu um poster que dizia : "Amar é estar perto...de longe..." Eu só entendi realmente o significado quando ela se foi,pois o AMOR de pais e filhos é assim sem limites..E como vc falou a "Saudade é a parte do amor que fica para sempre" No início ela doi mas com o tempo ela vira parte essencial de nossas vidas pois alimenta todas as nossas lembranças...
    Fiquem com Deus !!! Extenda meu carinho a Sissi e a Pricila.
    Bjsss
    Giselle Brandão

    ResponderExcluir
  5. Caramba, fiquei emocionada com o texto. Falou tudo! Luciano deixou saudades, mas é bom ver o quanto ele viveu e aproveitou cada segundo... Um exemplo a todos nós...

    Carol Caiado

    ResponderExcluir
  6. Nesse exato momento qd o sr me enviou o email estava vendo o video pela milésima vez...é dificil de acreditar, esses dias estão estranhos p mim, muito dificeis...mais a saudade é o amor que fica, com certeza...mil beijosss

    ResponderExcluir
  7. Que lindo e emocionante.Impossível não encher os olhos de lágrimas.Acho que eu precisaria nascer várias vezes para fazer metade do que ele fez. Assisti várias vezes e parece não ser verdade que ela se foi. Fica a saudade e o exemplo de vida e luta. Ele não era deste mundo e Deus precisava dele.
    Desejo o melhor da vida para vocês.
    Um grande abraço no Sr, Sissi e Priscila

    Adriano Arantes

    ResponderExcluir
  8. Amados Orlando, Sissi e Priscila,
    Não consigo achar palavras para descrever este vazio que toma conta do nosso coração... ...ainda dói muito... ...mas ver o Luciano assim tão bem desde bebê, me deixou com o coração batendo a mil por hora, porque sei que ele está com esta mesma vitalidade e alegria cumprindo sua missão com Deus no céu. O difícil é aceitar essa distância imposta a nós sem sabermos por quanto tempo. Mas acho que o segredo está justamente aí, Deus quer que nos submetamos à vontade dele e aceitemos este mistério que não cabe a nós revelar. A certeza é que um dia estaremos todos juntos novamente, compartilhando todo este amor que sentimos pelo Luciano.
    Força, estamos com vcs em oração!
    Bjs Marize e Ibsen

    ResponderExcluir
  9. Srº. Orlando, Sissi e Priscila,
    Emocionei-me ao assistir este vídeo. Recordei-me da época do colegial em que eu vi o Luciano, ainda criança, enfrentar seu primeiro câncer. Vivi poucos, porém bons momentos com o Luciano no IPE, nos acampamentos, na Átrio ...
    Luciano sempre encantava as pessoas com suas atitudes e também suas inúmeras habilidades. Deixou um testemunho vivo da honra e glória do nosso Deus.
    Abraços a família. Com carinho, Rodrigo Cardoso.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Sr. Orlando,

    Convivi muito pouco com ele, mas não consigo deixar de me emocionar ao ler sua historia de vida e luta.

    É impressionante como a lição de vida deixada por ele impressiona e emociona até quem não conviveu com ele. Ao terminar de ler esta ultima mensagem do blog , meu filho estava perto e me perguntou o que eu estava lendo.
    Ele também leu e ao terminar disse: Nossa que historia bonita,pai ! quem é? ele fez tudo isso mesmo? Este "cara" deve ser incrivel .....
    e respondi ... é impressionante a simplicidade dele com as pessoas e como ele foi forte, mesmo com todo problema de saúde que teve.
    Ele continuou lendo as postagens abaixo e quando terminou de ler tudo .... comentou .... "nossa que historia bacana" - como ele era guerreiro e quanta coisa conquistou heim pai...etc.

    Fiquei muito feliz porque sei que ao terminar de ler este exemplo de vida do Luciano ,algo mexeu com ele e o fez perceber que,na vida temos que fazer sempre o bem e buscar ser o melhor naquilo que nos propomos a realizar.

    Muito obrigado pela oportunidade de educar meu filho, com exemplos de vida como a do Luciano.
    Vocês são realmente muito importantes e especiais para minha familia.
    Muito obrigado por ter conhecido todos vocês e lembrem sempre do amigo, mesmo distante, mas que lhes quer muito bem !!

    do amigo
    Flavio Lima
    4 GOAL - FOR GOAL BUSINESS SOLUTIONS

    ResponderExcluir
  11. O Luciano (ou Cid, como eu o chamava) não viveu menos, viveu mais rápido.
    Gostaria de ter entendido esse tempo e o aproveitado mais (8 anos foram como 1 dia...)
    Tantos dons, qualidades e realizações numa pessoa só que não sei se em 100 anos conseguirei ser metade dele.
    Com certeza ele fica no coração como fonte de inspiração e exemplo.

    Saudades eternas
    Geovana

    ResponderExcluir
  12. Hoje quem se atreve a escrever,sou eu,Sissi,mãe do Lu e da Pri. Esposa do Orlando Jr. Filha de Deus Pai todo poderoso que meu deu filho e esposo maravilhosos. Só tenho que agradecer pela vida de cada um deles e de todos que nos acompanharam e acompanham na nossa luta.Gostaria de alguma forma retribuir tudo o que eles me deram tornando minha vida tão plena: o calor da companhia dos meus filhos que tive a felicidade e o prazer de carrega-los durante nove meses( A Pri um pouco menos,mas tudo bem!) Deus sabe o quanto fui e sou feliz no papel de mãe.Fases de recem nascido,da amamentacão,tudo eu sempre gostei;acho que fiz bem, porque quando você ama o que faz,não tem jeito de não ser feliz.Agradeco a Deus todos os dias pela vida da Pri e do Lu, o qual,hoje fisicamente, não está conosco, mas ele ë tão vivo que é possivel ve-lo em todos os lugares.Porque o Lu foi,é e será sinal de vida;agora vida com o "PAI".Com certeza esta "lá em cima",alegrando,tocando algum instrumento e preparando corridas para felicidade de todos! Ah!!..meu filho...! Quanto a Pri,esta preciosidade está aqui conosco nos ajudando e fortalecendo nossos coracões. Oh!!..menina!! Especial!!..minha filha..! Agora, Júnior...Oh! Júnior! Obrigada pela sua compreensão,constância de apoio.Em quem eu posso contar e compartilhar os mais profundos sentimentso. Nossa comunicacão é ampla e enriquecedora e total.Quero continuar assim compartilhando nossos interesses e aventuras,permitindo sempre,que nos desenvolvamoscada um em liberdade e confianca mútua.Não sei que mudancas nos esperam mais adiante
    ou aonde nos levará nosso caminho...mas sim,tenho certeza de que hoje estou aqui por você,para te escutar e te falar,para te admirar e te consolar,para te dar,para te pedir...e para te amar com todo o meu coracão!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Junior e Sissi , qtas saudades de vcês,pode ter certeza que eu e o Luciano , sempre estamos pensando em vcês e pedindo que de forças para essa família que admiro muito.
    Uma vez um senhor me disse que as pessoas boas nao fica nesse mundo e cada dia que passa acredito mais nessas palavras
    Fica com Deus!
    Leila Ferlin , Luciano, Larissa e Letícia

    ResponderExcluir
  14. Ainda não condigo compreender tudo o que aconteceu, entendi mas não compreendi, penso, como pode fazer tanta falta, ou as vezes bate a cereteza que iremos reve-lo, enfim, a saudade não passa!
    Mas quando olho para traz e vejo que tive a imensa oportunidade de conhecer o Luciano e ainda ver os planos de Deus concretizando nos seus passos, simplesmente agradeço ao Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos deu VIDA.

    Deus os Abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Que emocionante essas palavras maravilhosas, e também acho importante testemunhar a vida de uma pessoa iluminada, e abençoada como Luciano, conheci o Luciano em agosto de 2004 na faculdade Católica, no curso de administração, foi no primeiro momento que ele deixou a simpatia e alegria transparescer, quando descobrimos(eu e outros colegas) sobre o câncer, ficamos surpresa, por ele ser tão energico e disposto, e ainda praticar Thriatlo, nossa: que rapaz educado, sempre sorridente, sempre fazia questão de nos comprimentar com boa dia, aperto de mão, beijo. Sempre respeitoso com nós casadas, perguntava dos nossos filhos, mas me deu trabalho, nas competições, dizia: Rejane me ajuda aí, fala com o Professor tal, fala que não pude vir, me ligava várias vezes, põe meu nome no trabalho se tiver jeito, e no final, mesmo faltando muito, ele aprendia certas matérias muito mais rápido do que eu, era inacreditável. Que saudades, não tínhamos mais contatos, mais sempre esta aqui no blog deixando meu recadinho e torcendo para ele de alguma forma. Mas que viveu, e viveu com muita alegria e respeito a vida e a Deus! Deixo meu abraço a familía do Luciano, e dizer que foi um prazer conhece-lo. Deixarei uma foto com ele no orkut. Fiquem com Deus!
    Rejane Alves P. Sforcini. rejaneaps_go@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Luciano,
    Toda a equipe Atelier by Livia Velasco e os parceiros DJ Jarson, Forração e outros, tem um grande prazer de ter conhecido você.
    Saudades ...

    ResponderExcluir
  17. Luciano vc foi um presente de DEUS e feliz as pessoas que te conheceram. A sua luta e determinação é de um guerreiro. Obrigada por ter te conhecido. Que DEus possa acalmar o coração dos seus pais.
    Toma conta de nós dai de cima. Abraços Carol
    Profa.Carolina Protásio (via facebook)

    ResponderExcluir
  18. Da pra perceber que Deus se faz presente não só nas suas palavras no blog, como na vida do senhor e da sua familia, o texto no blog ficou muito bom, o senhor é muito bom nisso, e o video ao final ainda me deixa com o coração pequenininho, apertado, cheio de saudade! Sou grato a Deus por ter tido a oportunidade de crescer próximo ao Luciano e conhecer toda a sua familia! Um grande abraço ao senhor e sua familia!
    César Fuzo Flokos (via facebook)

    ResponderExcluir
  19. Olá Senhor Orlando Sissi e Priscila, vi os vídeos do nosso eterno campeão é claro que as lágrimas não deixaram de rolar, mas ficou muito bonito, obrigada por vocês dividirem conosco essas lebranças dele,isso para mim é um presente, com todo amor e carinho para luciano,e familia,
    bjs.
    Cidinha

    ResponderExcluir
  20. Junior e Sissi,
    Lindo o vídeo do Luciano.Gostei muito de ver e sentir o amor, o aconchego, o cuidado em todos os detalhes e momentos da vida do Luciano. Cuidado dos pais e cuidado de Deus. Não encontro palavras para dizer nada, porque nada, nada que penso conforta, alivia, acalenta o sofrimento de um pai ou uma mãe que perde um filho. Mas de uma coisa eu tenho certeza: só JESUS para alcançar a dor da alma, só JESUS para enxugar toda lágrima derramada. Porque só a graça do Senhor, só o amor de DEUS pode produzir um milagre. O milagre do verdadeiro bálsamo e refrigério, o grande toque de AMOR que suavisa toda dor da perda do filho querido.
    Abraços p/ vc e Sissi, filhos amados do Senhor. Oro por vcs, a única coisa que posso fazer.
    Jane

    ResponderExcluir
  21. Como alguém que estudou com o Luciano no começo da sua batalha no IPE do Centro, posso dizer, que esse sim fez a vida valer a pena. Apesar das lutas e batalhas, foi até o fim e em momento algum deixou a peteca cair. Ele se foi mas, o que ele plantou nessa terra ainda dará muitos frutos.
    Lucas Vicente
    (enviado através do Facebook)

    ResponderExcluir
  22. Agora meu primo.... que a sua tocha nos Ilumine. Aos que nos julgam sem conhecer nossas profundas intenções, verão um dia o esporte que era sua paixão, dar oportunidade aos mais novos e o reconhecimento que merece... Luz sempre!!!
    Carlúcio Fraga.
    (enviada através do facebook)

    ResponderExcluir
  23. Luciano nos deu algumas lições.. uma delas, de cuidar do que é uma paixão! Abs.
    Aline Ribeiro
    (enviada através do facebook)

    ResponderExcluir
  24. Srº. Orlando, está frase ficará latente em minha memória, pois ela exprime o que em palavras eu jamais conseguiria expressar: “Saudade é a parte do amor que fica para sempre”! Que Deus abençoe sua família os sustentado nesta inabalável fé.
    Carolina Neto Cardoso
    (enviado via facebook)

    ResponderExcluir
  25. Acompanhei desde o inicio,essa trajetoria porem como mãe que sou me acovardei chorei e somente hoje tive coragem de acessar ,filhos assim são as mais belas flores no Jardim de Deus que ele nos oferece por nos amar muito.

    ResponderExcluir
  26. ola sissi!o Luciano foi uma bençao na minha vida,eu amava ele como se fosse meu filho,fico lembrando dele todos os dias,lembro de como era carinhoso e amavel com as pessoas,olha sissi nunca pense que esqueço de vcs,pois vcs foram pessoas que me ensinaram muito e ele vai ficar guardado pra sempre em meu coraçao
    toinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!